O QUE É IMPORTANTE SABER
Os cabelos são estruturas anexas ao corpo humano e desempenham várias funções fisiológicas, como proteger o couro cabeludo das variações térmicas, das ações negativas dos raios ultravioleta emitidos pelo sol e melhorar a sensibilidade tátil.
Os cabelos são compostos principalmente pela queratina, que é uma proteína fibrilar do grupo das escleroproteínas.
No interior do couro cabeludo, cada fio é sustentado por um pequeno músculo, chamado de músculo eretor do pelo, que é o responsável pela inclinação dos cabelos. Este é o músculo que se rompe quando os cabelos são presos, provocando a queda dos fios.
CRESCIMENTO E REGENERAÇÃO DOS CABELOS
O ciclo que rege o crescimento, maturidade e colapso do cabelo tem duração de dois a quatro anos. A fase anagênica é a etapa na qual o fio cresce entre meio a um centímetro por mês.
Após este período, o bulbo piloso se rompe, desprendendo uma camada de células germinativas que irão depositar sobre a papila, gerando um novo bulbo piloso que, após três meses, atingirá a superfície do couro cabeludo. Se, ao se romper, o bulbo piloso não desprender a camada de células germinativas, não háverá formação de um novo fio.
O número de fios de cabelos é variável de indivíduo para indivíduo.Pessoas ruivas possuem de 90 mil a 100 mil fios, as morenas de 100 mil a 130 mil e as loiras de 130 mil a 150 mil fios.
Não existe regra para designar o número de fios que caem por dia. A queda depende de vários fatores e, portanto, tal número é variável. O mais importante é a manutenção do ciclo saudável de reposição dos cabelos, ou seja, o ideal é atentar para a reposição dos fios sem dar tanta importância para sua perda.
O CICLO DO CABELO
1. O fio cresce durante dois a quatro anos.
2. A raiz encerra seu trabalho.
3. O fio descansa por uns meses e, então, cai.
4. A raiz começa a formar um novo fio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário